Apresentação

  Área Reservada 

Apresentação

A APTEC tem como um dos seus principais pilares a promoção da formação profissional e científica de todos os cardiopneumologistas.

A atividade da direção nacional ao longo dos anos tem pautado por criar fóruns e ferramentas que fomentem uma participação alargada dos profissionais na troca de conhecimentos visando o desenvolvimento profissional.

O exemplo mais marcante é a organização do Congresso Nacional que tem sido um sucesso ao longo dos anos tanto a nível de participação no evento como na divulgação e partilha de conhecimentos entre os colegas fomentando uma discussão saudável entre pares.

Nesta direção foi reforçado o espírito da criação de núcleos de estudos para as várias áreas de atuação dos cardiopneumologistas, com o objetivo de serem plataformas de discussão especializadas entre colegas.  Estes núcleos, a par dos que tinham sido já previamente criados, têm tido um papel muito importante na promoção da formação profissional dos cardiopneumologistas e têm também o objetivo de serem órgãos de apoio à direção nacional para matérias que exijam uma reflexão mais específica e aprofundada em determinada área.
Foi também criado o Conselho Científico da APTEC por forma a criar uma linha comunicação transversal aos vários núcleos, permitindo uma discussão mais alargada no que diz respeito à prática dos cardiopneumologistas

Um marco significativo foi também a criação do Perfil do Cardiopneumologista, um documento que pretende ser agregador da atividade e áreas de atuação dos Cardiopneumologistas. Este documento pretende ser dinâmico e aberto à contribuição de todos os cardiopneumologistas, traduzindo assim o carácter de constante evolução das nossas profissões a par da evolução científica e tecnológica na nossa prática diária.

A participação dos cardiopneumologistas é fundamental na prossecução destes objetivos, pelo que fica o apelo à contribuição de cada um para enriquecimento de todos nós.

Mário Lourenço

Vice-Presidente da Direção Nacional